Ads 468x60px

.

terça-feira, 12 de julho de 2011

[Resenha] Death Note

E se um dia você encontrasse um caderno que, quando o nome de alguém fosse escrito, essa pessoa morreria? É sobre isso que Death Note trata: a história de um jovem que encontra um caderno desses e resolve fazer o "bem" matando assassinos.

A série foi lançada em 2003 pela Weekly Shonen Jump e possui 12 volumes mais um extra com informações adicionais. Foi lançado também no Brasil pela JBC em 2007. Foi escrito por Tsugumi Oba e desenhado por Takeshi Obata. 

Diferente dos tradicionais mangás da Shonen Jump, Death Note é um mangá mais sério, sem lutinhas e magias. Não há aquela trama de "amizade" que quase sempre ocorre em séries da Jump. Death Note parece distanciar-se do comum e criar algo novo: e assim, a série tornou-se um sucesso.

Começamos pela maçã: ela, que aparece na história tanta vezes teria algum significado oculto? Ryuk(o shinigami) é viciado nelas, e sua dependência por elas é chantageada por Light. A maçã é geralmente associada à tentação(lembrem-se da história de Adão e Eva!), mas seria esse o significado dela na série? Na verdade, os autores dizem que não há nenhum significado oculto, só inseriram a maçã ali para dar um destaque a fruta. E falando nos autores(o roteirista Tsugumi Oba e o desenhista Takeshi Obata), eles não se encontraram durante o processo de confecção do produto. 

Na história, Light Yagami é um estudante do ensino médio que, um dia, se depara com um caderno(onde está escrito Death Note na capa) jogado no chão e leva-o para casa. O caderno possui instruções de como matar pessoas usando-o e o garoto testa-o. Surpreendentemente, o caderno funciona. Cinco dias depois, o shinigami(seres que levam pessoas para o mundo dos mortos) Ryuk confessa ao jovem que havia deixado o caderno cair na Terra pois estava entediado.

Light decide matar todos os assassinos com ajuda de seu caderno e criar um mundo novo, só com pessoas boas. A população começa a chamar o sujeito que está matando os assassinos de Kira(que na verdade é Light). O número de mortes chama atenção do FBI, que encarrega o detetive L de investigar quem estaria causando essas mortes. Assim, L e Light tornam-se rivais, em um jogo psicológico tentando descobrir quem é quem. 

É difícil saber em Death Note, quem é o vilão e o herói. Alguns consideram e apoiam Light(achando que os assassinos devem ser mortos), outros acham que isso não é certo e apoiam L. Em outros mangás da Jump, sabemos quem é vilão e quem é herói(por exemplo Naruto é herói e Orochimaru é vilão), mas em DN o leitor que escolhe para quem irá torcer. 

Death Note possui um ritmo totalmente diferente dos mangás da Jump. Possui uma trama complexa e cheia de suspense. Nos vicia que nem Ryuk por maças. 


0 comentários:

Postar um comentário